A que nos remete um colo?

Colo é acolhimento, segurança, aconchego, refúgio, proteção, cuidado, carinho, toque, calor, contato, parceria, cumplicidade ,amor , troca; é reviver as experiências emocionais e sensoriais intra- uterinas, é se abrir para as emoções, para o alívio das dores, da angústia, é sentir que não estamos sozinhos… O Espaço Colo nasceu do desejo de duas profissionais de saúde, de oferecer um “colo “através de acolhimento, cuidado, escuta e tratamento à gestantes, pais, bebês e crianças. Nossa trajetória de mais de trinta anos em Maternidades, CTI’s Neonatais, Serviços Públicos e Consultórios, nos ensinou a importância de uma clínica, que tem na oferta do “colo” um elemento essencial para sustentar o tratamento e a promoção da saúde física e psíquica em momentos fundamentais da nossa vida. Durante toda a gravidez e depois no cuidado com o bebê ou a pequena criança, mães, pais e cuidadores se veem tomados por dúvidas, inseguranças, angústias e medos. Todos esses sentimentos, aliados às transformações físicas e psíquicas, são intrínsecos à maternidade e paternidade e vão exigir novos remanejamentos do funcionamento psíquico. Em seguida, surgem os desafios do cuidado com o bebê e a criança. As rotinas, o sono, a amamentação, a volta da mãe ao trabalho, o desmame, a retirada de fraldas e as intermináveis birras. Impasses nas relações entre pais e filhos também podem acontecer. Em todas as situações e à medida que a criança vai se desenvolvendo, podem surgir dificuldades das mais comuns, às mais complexas, quando algo pode não ir bem. Atento a todas essas questões o Espaço Colo oferece um espaço clínico acolhedor, de cuidado, escuta e tratamento.

Eu sou JANETE MARIA FERREIRA. Sou médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Sou pediatra há 30 anos. Fiz minha residência na Fundação das Pioneiras Sociais – REDE SARAH. Tenho especialização em Epidemiologia e Mestrado em Administração Pública.

Como pediatra, trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte em um ambulatório especializado no acompanhamento de prematuros e transtornos do desenvolvimento infantil. Atuo como Neonatologista na Maternidade do Hospital Júlia Kubitscheck, como plantonista da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal desde 1994. Além disso, atuo em consultório de pediatria, com atendimentos de convênio e particular.

Como área de interesse e pesquisa, desde 2017, me dedico aos estudos de Psicanálise com Bebês. Participo do grupo de coordenação do projeto SENTIRE link site Sentire que vem desenvolvendo cursos de capacitação e publicações nesse tema.

Como terapeuta, ofereço atendimentos para adultos, e atuo através várias técnicas, em encontros individuais e em grupos link Pathwork na própria página.

Como artista, uso minha criatividade em literatura e desenhos, escrevo textos, crônicas e contos e produzo desenhos e pinturas com técnica de lápis e aquarela.

Como pessoa, sou interessada em oferecer meu trabalho, meus talentos, meus conhecimentos e meus aprendizados.

Olá!

Meu nome é SIMONE CHIODI , sou Terapeuta Ocupacional, em formação psicanalítica desde 1987 até o presente, já que esta é uma formação permanente.

Meu percurso profissional de mais de trinta anos é marcado pela paixão pela clínica e pesquisa   aos processos de constituição psíquica e  desenvolvimento infantil que se iniciam à partir da história gestacional e continuam sendo construídos através das experiências de cada um, adquiridas dentro das relações com os pais, a escola, a sociedade e a cultura.

Na minha experiência clínica e docente busquei sempre por estudos internacionais e nacionais e novos campos de pesquisas , em constante diálogo com outros saberes como a Psicofisiologia Fetal e do recém nascido, as Neurociências , a Epigenética e tantos outros aliados à Terapia Ocupacional e à Psicanálise, em busca de avanços e aprimoramento do conhecimento teórico e dos dispositivos terapêuticos nos entraves e na promoção de saúde mental das gestantes, dos bebês ,das crianças e suas famílias.

Foi na multiplicidade de cuidados clínicos em Maternidades, CTI’s e UTI’s Neonanatais, Centros de Saúde,Serviços Privados, Consultório , na experiência docente em ambulatórios e hospitais e no meu aprendizado com meus maiores mestres, os bebês e as crianças ,que eu  fui construindo uma nova lógica com um outro olhar e escuta às minhas intervenções.

No atendimento aos pequenos com impasses na constituição psíquica ,no desenvolvimento e no laço com seus pais ou cuidadores, passei a intervir nos sinais de alerta que me mostravam que “algo não estava bem”,sem a necessidade de ter um diagnóstico fechado para agir.

Constatei, ainda , que quanto mais cedo intervirmos , melhor será a resposta ao tratamento e  maior o aproveitamento da “janela de oportunidades” que a infância comporta por sua plasticidade neurológica e pela abertura à inscrições de uma estrutura psíquica em construção.

Minha aposta, no Espaço Colo é de uma clínica implicada no acolhimento, no cuidado, na escuta ,no  tratamento  e promoção da saúde fisica e psiquica na  gestação, no  parto, no pós parto,  ao bebê, à criança e seus pais. Cada um com seu sofrimento , seu sintoma, sua dor nos convoca a sairmos de uma conduta expectante, para uma de intervenção, criando dispositivos que possam acolhê-los em sua singularidade.

Open chat
Atendimento Online!