No Espaço Colo, cada ato clínico e de cuidado é sustentado pelo olhar e escuta psicanaliticamente orientados.A escuta da subjetividade dá sentido à presença da psicanálise permeando nossos atendimentos.

A aposta na psicanálise, abre espaço para uma clínica feita no caso a caso, respeitando a singularidade de cada sujeito, de cada família, em suas diferentes configurações.

Aliado à Psicanálise, trabalhamos em parceria com diversos outros saberes, como a Neurociência, a Epigenética, a Pediatria,a Obstetrícia, a Psiquiatria, a Terapia Ocupacional e tantos outros , numa constante troca e diálogo na construção de um Projeto Terapêutico único e singular.

Oferecemos  à gestante e ao seu companheiro um espaço de acolhimento, de escuta e de fala, no qual eles possam de algum modo , elaborar os conteúdos psíquicos que envolvem a construção do ser mãe e do ser pai,assim como a preparação para o parto , a interação com o bebê, as questões que podem surgir no pós parto e nas relações  pais , bebê, criança e família posteriores.

*Destacamos a importância da Intervenção a Tempo, nome dado à clínica que trata conjuntamente aos pais, bebês e pequenas crianças, que apresentam sinais de risco ao desenvolvimento e à constituição psíquica. É uma Intervenção que tem muitas especificidades e exige de nós profissionais muito cuidado e ética. Partimos do pressuposto que nossa constituição psíquica está sustentada pelo laço com nosso Outro parental, familiar, escolar e social.

 

O sofrimento psíquico neste momento tem consequências diretas sobre o desenvolvimento do bebê e pode aparecer através de impasses na alimentação, no sistema digestivo, respiratório, imunológico, na pele, na motricidade, na sensorialidade, na comunicação, nas relações e outros. Portanto, é muitas vezes com o corpo, que o bebê vai sinalizar que “ALGO NÃO ESTÁ BEM”.

Detectamos e trabalhamos ” nisso que não está bem” sem ficarmos presos a um quadro psicopatológico para agirmos, saindo da lógica de “esperar passar a fase” ou se ter uma “confirmação diagnóstica” para iniciarmos o tratamento.Não podemos nos esquecer que estamos num momento em que estão sendo construídas as bases do psiquismo e a plasticidade cerebral está em seu apogeu.

Trabalhamos também com os pais, acolhendo-os, fortalecendo-os nas questões da parentalidade e com crianças maiores que apresentam quadros mais simples ou mais complexos de sofrimento psíquico.

Oferecemos, ainda, espaço de formação teórico- clínica, com supervisões e transmissão da psicanálise.

Open chat
Atendimento Online!